Um diazinho na histórica Dubrovnik – Croácia

POSTAL DUBROVNIK FRENTEPOSTAL DUBROVNIK VERSO

Oi, pessoal!

Continuando os relatos da minha viagem pela Croácia, chegou a vez de Dubrovnik! A cidade fica no extremo sul da Dalmácia e é um dos principais destinos turísticos do Mar Adriático, possuindo ainda um grande valor histórico. Seu centro histórico é contornado por muralhas e fortificações, área que é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A melhor forma que encontramos para ir de Hvar até Dubrovinik foi retornar de ferryboat até Split e  de lá pegar um ônibus. A rodoviária de Split fica pertinho da chegada dos ferries, fomos caminhando mesmo. A passagem de ônibus para Dubrovnik custou115kunas, além da taxa de 8 kunas por mala despachada. Apesar de seguro, achei bem desorganizado, pois a saída atrasou por causa do motorista, que, além da demora, ainda parou para abastecer. No caminho, como atravessamos a Bósnia, foram necessárias duas paradas para a polícia checar os passaportes (eles entram no ônibus). Chegamos a Dubrovnik às 20:30.

Visual da estrada para Dubrovnik
Dubrovnik de longe

Como não havíamos reservado hospedagem, fizemos o mesmo esquema de Hvar, escolhendo nossa acomodação na rodoviária. Optamos por uma casa de família, o que é bem comum lá, já que muitos moradores oferecem sua própria casa. Eram vários quartos, cozinha e banheiro. Ficamos em um quarto privado com uma enorme cama de casal e uma de solteiro. A desvantagem era que o banheiro era no corredor e compartilhado. Pagamos 100 kunas cada (€12).

Aproveitamos a noite para conhecer a Cidade Velha (Centro Histórico), já que nossa acomodação estava situada na parte mais nova, por fora dos muros. Caminhamos por cerca de 30 minutos até a cidade velha, entre muros. Fazia muito calor (32ºC), mesmo sendo 23:00. Apesar disso, é bastante legal caminhar a noite pela parte antiga, repleta de restaurantes, lojas e bares. As pessoas estavam muito bem vestidas, vários músicos tocando, além da parte a beira mar. Tudo fecha mais tarde. Após o passeio, retornamos para a nossa acomodação de ônibus (bem fácil pegar ônibus e custa 15kunas).

Centro antigo de Dubrovnik a noite

Na manhã seguinte, retornamos ao Centro Histórico para caminhar pela muralha. Mas foi quando constatei que Dubrovnik é realmente um grande destino turístico, pois a quantidade de turistas para fazer o mesmo passeio era imensa! Infelizmente, meu tempo era curto e não pude esperar. Aproveitamos para dar mais uma voltinha pela cidade entre muros.

Acesso à Cidade Velha de Dubrovnik
Muralha da Cidade Velha de Dubrovnik
Cidade Velha de Dubrovnik pelo dia

Chegou ao fim minha estadia na Croácia!

Peguei um ônibus para a rodoviária. Foi uma aventura, pois demorou para chegar e, quando chegou disse que ficaria parado mais 35min, resolvi então descer caminhando para pegar outro ônibus, acabei encontrando a Lú que me ajudou. Cheguei atrasada na rodoviária, mas deu tempo de pegar o ônibus seguinte para o aeroporto(35kunas). São 30 minutos até lá.

O aeroporto de Dubrovnik é muito pequeno e mega bagunçado, sem separação de guichê de companhias aéreas, com duas filas para todos, por isso é recomendável chegar com bastante antecedência. Eles deixam todos amontoados em um canto antes de entrar para a sala de embarque, liberada apenas perto da hora do voo. A sala de embarque era um ambiente único com apenas 2 portões. Além de todo o sufoco, o voo (Lufthansa) ainda atrasou, mas, no final, deu certo e cheguei a Zagreb a tempo, às 14:45, já que só embarcaria para Frankfurt às 17:55. Mas a luta continuava, já que, logo quando descemos do avião, fomos direcionados para o controle de passaportes, que já dava na área de desembarque. Assim, fiquei presa em uma sala pequena, com uma só lanchonete e um pequeno free shop. A lanchonete só vendia sanduíche e era uma guerra para conseguir um, já que estavam todos com fome e só havia um vendedor. Mas, felizmente, consegui o meu sanduba e embarquei na hora para a Alemanha!