Olá, pessoal!
Neste último post da sequência de relatos sobre a viagem que fiz em 2022 ao Norte da Itália com a minha mãe, apresentarei para vocês como foi o maravilhoso bate e volta que fizemos ao Lago de Garda. Dessa vez a equipe estava completa, pois Michell e Fabi foram conosco. Fomos de carro e a viagem de Bérgamo até a primeira parada, Peschiera de Garda, durou cerca de 1 hora com quase 90km rodados.
O lago fica na região da Lombardia e é o maior da Itália. É rodeado por diversos vilarejos e, nessa nossa rápida passagem, visitamos alguns deles: Peschiera de Garda, Sirmione, Salò e Tremosine sul Garda (mais precisamente, a Strada della Forra).
- Peschiera de Garda
A parada em Peschiera de Garda, que fica na parte Sudeste do Lago de Garda, foi rápida. Demos uma voltinha pelas ruazinhas do Centro Histórico, na parte fortificada, cujas muralhas são Patrimônio Mundial da UNESCO.

A antiga fortaleza possui dois acessos: a Porta Verona e a Porta Brescia, sendo esta última a entrada ocidental e por onde só passam pedestres.

- Sirmione
Após essa rápida passagem por Peschiera de Garda, seguimos nossa viagem por mais cerca de 10km (uns 20 minutos) até a segunda parada às margens desse maravilhoso lago: Sirmione. E que lugar encantador!
A vista do estacionamento já me deixou maravilhada! Um lago imenso de águas transparentes e cheia de patinhos!



Entramos no Centro Histórico pela Via Vittorio Emanuele, de onde já avistamos o belíssimo Castello Scaligero di Sirmione, cuja construção medieval data do século XII.


Quase em frente ao castelo avistamos uma igrejinha bem discreta e resolvemos entrar. Era a Igreja de Sant’Anna della Rocca, construída no século XV, e com um altar muito lindo.



Saímos explorando as ruazinhas do Centro Histórico, margeando o lago e nos deparamos com um jardinzinho lindo: Giardino Grazia Deledda. Parecia que estávamos à beira mar!

Mais adiante nos deparamos com uma placa inusitada: Beije, por favor! Não poderíamos perder a deixa!


A parada seguinte foi em uma prainha, a Spiaggia del prete (Praia do Padre), onde fizemos um book de fotos.



Passear é bom, mas dá fome! Escolhemos o restaurante Cristallo food & wine dal 1978 para almoçar em uma mesa na área externa com um bom vinho!! Delícia!


Enquanto eles se deliciavam com os maravilhosos sorvetes italianos, a mocinha aqui que não gosta de sorvete foi dar mais uma voltinha.



- Salò
Estão pensando que acabou nosso passeio pelo Lago de Garda? Pois estão enganado! Continuamos nossa quase volta ao lago e fizemos uma parada para fotos em Salò, já que a luz do fim de tarde estava maravilhosa!
Esse vilarejo é um charme só e é famoso pelas praias (de lago) e pelo seu centrinho histórico. Infelizmente, precisávamos seguir nosso caminho, mas fiquei com gostinho de quero mais!


- Strada della Forra – Tremosine sul Garda
Para fechar com chave de ouro nossa voltinha pelo Lago de Garda, percorremos os 10 km Strada della Forra (Estrada Desfiladeiro). É uma belíssima estrada sinuosa que margeia o lago e o liga a Pieve, a capital do município Tremosine sul Garda, antigo centro religioso que fica no topo do penhasco.
A estrada ficou eternizada no filme do James Bond (007) Quantum of Solace. No filme, o destaque é para o túnel estreito onde só passa um carro por vez. Fomos conferir e é realmente muito estreito.



Sem querer, acertamos no horário de chegar à estrada. A vista dela no anoitecer é incrível!


Apesar de haver outras formas de explorar a região, como de ônibus, por exemplo, eu recomendo o carro, pois dá mais liberdade e permite conhecer mais lugares, como a Strada della Forra. O percurso entre os vilarejos já faz parte do passeio, pois as paisagens são belíssimas, principalmente aquelas que revelam o contraste entre o lago e as montanhas!
Clique para ver o vídeo mostrando a vista da Strada della Forra.
Espero que tenham gostado dessa minha viagem!
Se não leu os posts anteriores, basta clicar e conferir:
Show e imagens e infor bjs Cláudio
Obter o Outlook para Androidhttps://aka.ms/AAb9ysg
CurtirCurtir