O luxuoso Principado de Mônaco

Cassino de Monte Carlo

Olá, pessoal!

Continuando os relatos do a viagem que fiz no verão de 2010 com minha mãe pelo litoral da França, mas conhecido como Costa Azul (Côte d’Azur) ou Riviera Francesa, composta pelas cidades que ficam às margens do Mar Mediterrâneo e que vão desde Menton na Itália até Toulon (França), chegou a vez de Mônaco, um Principado famoso pelo luxo, pelo Circuito de Fórmula 1 e pelo Cassino de Monte Carlo.

Ao contrário do que muitos pensam, não é uma cidade francesa e sim um país! Isso mesmo é um país, pequeno, mas é! O título de Principado já dá uma dica para o seu sistema de governo: Monarquia. Tem até língua oficial, monegasco, mas a oficial é o francês. Outras características que podem ser destacadas é a moeda, que é o Euro (€), o fato de não ter tributação pessoal e de ser densamente povoado.

Fizemos um bate e volta, aproveitando que estávamos hospedadas em Nice, que fica bem ao lado, cerca de 20km de distância. Na ida, fomos de ônibus, partindo da rodoviária de Nice. A passagem, na época, custou apenas €1 e a viagem é bem agradável, pois margeia o litoral. O ônibus nos deixou na Avenida de La Costa, bem perto do Cassino de Monte Carlo.

Fiquei impressionada e apaixonada por Mônaco! Nem tanto pelo glamour, mas pela Arquitetura e pelo Urbanismo, como Arquiteta e Urbanista que sou! As belíssimas construções e a diversidade harmônica dos calçamentos das ruas, aplicados com toda uma lógica e hierarquia de vias, chamaram minha atenção e me encantaram!

Cassino de Monte Carlo ao fundo
Ruazinhas de Mônaco

Começamos a visitação pela parte alta da cidade, em um morro antigamente ocupado por uma fortificação e onde ficam o Museu Oceanográfico de Mônaco, a Catedral de São Nicolau e o Palácio do Principado. A vista de lá de cima é incrível, podendo-se observar boa parte da cidade, e, principalmente os luxuosos iates atracados.

Emoldurando Mônaco

Fomos de ônibus e descemos perto do Museu Oceanográfico, onde fica também o Aquário, mas não entramos. Continuamos a subida, parando para visitar a belíssima Catedral de São Nicolau, mais conhecida como Catedral de Mônaco. Subimos mais um pouco até chegar à praça em frente ao Palácio do Principado de Mônaco, onde fomos surpreendidas pela passagem do carro com a princesa. Achei interessante a simplicidade com que isso ocorreu, sem muito alarde. No entorno têm algumas lojinhas de artesanato, onde aproveitamos para comprar alguns souvenirs.

Museu Oceanográfico
Catedral de Mônaco
Palácio do Principado de Mônaco
Guardas do Principado

Retornamos de ônibus para o Cassino de Monte Carlo, onde nos contentamos em apenas tirar fotos em seu entorno, com os luxuosos carrões, já que não estávamos em trajes apropriados para entrar. Não sabíamos que havia um “dress code”, ou seja, regras de vestimenta para entrar no cassino, o que varia de acordo com o ambiente a visitar. Por isso, antes da visita, é bom checar no site como deverá se vestir e os horários de funcionamento.

Cassino de Monte Carlo
Selfie com o Cassino
Entrada do Cassino de Monte Carlo

Na parte posterior do Cassino, tem a vista para a marina do cassino, onde ficam atracados os chiquérrimos iates. Lá fomos surpreendidas por belíssimas esculturas de um dos meus artistas favoritos, o colombiano Fernando Botero, famoso por esculpir e pintar figuras, digamos “rechonchudas”!

Parte posterior do Cassino
Marina do Cassino de Monte Carlo com luxuosos iates
Adão e Eva de Botero

Após nosso breve tour por Mônaco, optamos por retornar de trem. Fomos até a Estação de trem, que, por sinal, é bem confusa e difícil de encontrar informação, e pegamos um trem (€6.10) para Nice. Adorei conhecer o Principado, apesar de estar muito além da minha realidade, pois é muito luxo em um lugar só. Considero que foi uma ótima escolha ficar hospedada em Nice, pois, além de ficar mais econômico, possibilitou que eu pudesse ficar em um hotel próximo a uma praia maravilhosa. No centro de Mônaco a praia é praticamente toda tomada por iates, não vi nenhuma praia para banhistas.