A belíssima Nice na Côte d’Azur – França

Praia Netuno em Nice

Olá, pessoal!

Continuando os relatos da viagem que fiz com minha mãe pela França em julho de 2010, chegou a vez de Nice, capital do departamento dos Alpes Marítimos e que faz parte da região da Costa Azul, famosa pelas belas praias. Voamos de Paris para Nice com a Easyjet. Do Aeroporto Nice Côte d’Azur pegamos um ônibus (€ 4) de linha comum (N98) que percorre a orla de Nice e descemos perto do nosso hotel (Hotel de La Buffa). É um hotel duas estrelas bastante confortável e muito bem localizado, a poucos metros da Promenade des Anglais. A diária do quarto duplo custou aproximadamente €105 (a Côte d’Azur é meio carinha mesmo!), sem café da manhã.

Chegando carregada de malas na Promenade des Anglais

A estadia foi bem rápida, mas deu para conhecer um pouquinho dessa belíssima cidade do litoral francês. A praia me encantou, mesmo com seus seixos! Seguem os lugares que visitei:

  • Promenade des Anglais – é a avenida litorânea de Nice, com um belo calçadão que margeia as principais praias da cidade, como a Netuno, que ficava perto do nosso hotel. Aliás, ao longo dessa avenida estão os principais hotéis e bares da cidade. Há um destaque para o Hotel Negresco, que além de turistas, atrai bastantes visitantes em busca de uma deliciosa refeição em seu restaurante, o Le Chantecler, com duas estrelas no Guia Michelin, e para observar a luxuosa decoração, com maravilhosos lustres e vitrais, e os funcionários que usam uniformes típicos do século XVIII.
Hotel Negresco
Hotel Negresco

Junto ao Hotel Negresco está a Villa Massena, com belíssimos jardins com obras de artes e o Museu Massena, que é o Museu de Arte e História de Nice.

Museu Massena
Villa Massena

A praia não é de areia, como as que temos no Brasil, e sim de seixos, umas pedras arredondadas. Portanto, recomendo levar uma sandália ou uma sapatilha e uma toalha mais grossa ou uma esteira, já que essas pedrinhas incomodam um pouco. Mas, mesmo assim, eu adorei a praia. As partes que ficam dentro do cercadinho são exclusivas de hotéis ou de bares, mas têm vários espaços para os turistas independentes. É possível também praticar alguns esportes náuticos, tinham boias para alugar, estilo “banana boat”.

Praia Netuno
Praia com esportes náuticos
  • Parc des Arènes de Cimiez – é um parque com um lindo jardim e árvores belíssimas. Ele fica no alto de uma colina e é rodeado pelo Museu Matisse, por um Monastério Cimiez e pelo Museu Arqueológico, e que oferece uma vista maravilhosa da cidade e outras coisas.
Parc des Arenes de Cimiez
Nice vista do alto do Parc des Arenes de Cimiez
  • Nice Antiga (Vieux Nice) – com suas ruas estreitas e com pavimento de pedra, é o centro histórico da cidade, que atrai turistas para seus restaurantes, lojinhas e também para contemplar a arquitetura.
Nice pela noite

De Nice fizemos um bate e volta de ônibus (saindo da rodoviária) para Mônaco, que fica lá do ladinho, mas isso eu vou relatar no próximo post. Foi pouquinho, mas deu para dar o gostinho de quero mais!

Até a próxima!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s