Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada em um só dia

Olá, pessoal!

Continuando os relatos da minha passagem pelas terras cearenses em novembro de 2018, após passar para vocês um pouquinho do que visitei em Fortaleza, chegou a vez de falar sobre os passeios que fiz para as praias do litoral leste do Estado do Ceará.

Quem me conhece ou acompanha os meus posts sabe que não sou muito adepta de excursões, mas, devido ao pouco tempo (tivemos apenas 3 dias completos no Ceará), achamos mais viável contratar uma agência de turismo para nos apresentar a região. Não foi preciso agendar esses passeios com antecedência. Quando fizemos o check in no Hotel Plaza Praia Suítes, pedi sugestões ao atendente, que me indicou a empresa Vitorino Turismo. Fizemos dois passeios com eles e gostamos muito: o primeiro foi o das 3 praias, sobre o qual falarei nesse post, e o segundo foi o de Águas Belas que será o tema de um próximo post.

No passeio das 3 praias, que custou R$65,00 por pessoa, conhecemos Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada em um só dia. Eles nos pegaram no hotel às 7 da manhã em um micro-ônibus para cerca de 25 pessoas. Após pegar os demais turistas em seus respectivos hotéis, seguimos para Beberibe, ponto de partida do passeio de bugre pela praia de Morro Branco (85km de Fortaleza), Praia das Fontes, falésias e Lagoa do Uruaú. O passeio de bugre é opcional e o valor (mais R$65 por pessoa) também não está incluso no pacote. Porém é um opcional meio obrigatório, pois sem o bugre a alternativa é fazer uma caminhada, relativamente longa em Morro Branco, e ainda deixar de visitar alguns pontos do passeio. Gostei bastante da parte do bugre, acho que vale a pena!

Em Morro Branco, descemos do bugre na pracinha, perto do mirante, que é rodeado por lojinhas de artesanato. Recebemos as orientações do guia, tiramos foto no letreiro e passamos rapidamente pelas lojinhas, onde é possível encomendar os produtos para que eles nos entreguem ao final da caminhada. O que mais chama atenção são os vidrinhos com desenhos feitos com as areias coloridas. De lá, seguimos caminhando para as falésias.

Praia de Morro Branco vista do mirante
Letreiro de Morro Branco
Artesanato com as areias coloridas em Morro Branco

Ao chegarmos às falésias, caminhamos pelo labirinto formado por belíssimas formações de onde são retiradas as “areias coloridas”. Ao final do labirinto, vários bugres nos esperavam para passearmos pela praia.

Falésias de Morro Branco
Caminhada a caminho do “Labirinto”
Labirinto das falésias
Areia colorida das falésias
Bugres nos esperando para o passeio
Passeio de bugre

Passeamos de bugre margeando o mar, saindo de Morro Branco com destino à Praia das Fontes. Lá paramos no topo de uma falésia para conhecer a Gruta da Mãe D’água do alto, já que a maré estava cheia. Foi uma parada rápida.

Prontas para a aventura no bugre
Praia das Fontes
Gruta da Mãe D’água do alto

Seguimos no bugre até chegar à Lagoa Uruaú, onde paramos para um delicioso e refrescante banho, com direito a redinhas para relaxar dentro da água. O local tem uma estrutura de barracas para petiscos (pequenos lanches) e bebidas.

Redes na Lagoa do Uruaú
Banho na Lagoa Uruaú
De boa na Lagoa
Barracas na Lagoa Uruaú

Por volta de 13:00, voltamos para o micro-ônibus e seguimos para Canoa Quebrada. Eles nos levaram direto para o restaurante Antônio do Coco, com uma estrutura maravilhosa à beira mar, incluindo uma piscina, e que fica um pouco afastado do centrinho e da famosa rua Broadway (Rua Dragão do Mar), repleta de lojas e restaurantes, mas que só fica mais movimentada pela noite.

Barraca e Restaurante Antonio do Coco
Piscina no Antonio do Coco

Tinha a opção de fazer o passeio de jangada, mas não ficamos muito interessada, além de que a maré estava alta e o mar muito agitado. Almoçamos no restaurante e fizemos uma caminhada pela areia. Fiquei encantada com o pessoal fazendo parapente na praia, deu vontade de fazer, mas acabei desistindo. Por volta das 16h retornamos para Fortaleza.

Almoço com vista para o mar na Barraca Antônio do Coco
Praia de Canoa Quebrada em frente à Barraca Antonio do Coco
Famoso símbolo de Canoa Quebrada
Barracas de praia de Canoa Quebrada e os parapentes

Foi um dia intenso, mas valeu a pena pelas belezas naturais que visitamos! Ainda tem um pouco mais do ceará para contar para vocês! Aguardem o próximo post!

Até a próxima!

LEIA MAIS:

Revisitando a capital cearense: Fortaleza!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s