Um dia por Águas Belas no litoral leste cearense

Olá, pessoal!

Ainda sobre minha visita ao Ceará em novembro de 2018, após falar sobre a breve passagem por Fortaleza e sobre o passeio das 3 praias (Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada) em um dia, vou contar como foi o passeio para Águas Belas, no litoral leste cearense, situada no município de Cascavel, a 70km de Fortaleza. Assim como o passeio anterior, ele foi indicado pelo Hotel Plaza Praia Suítes, onde me hospedei e cujo atendente fez o agendamento com a empresa Vitorino Turismo.

O passeio custava R$40,00 por pessoa, mas como foi o nosso segundo passeio com a empresa, conseguimos um descontinho e acabamos pagando R$ 35,00 cada. A van da Vitorino nos pegou às 08:00 no hotel e, uma hora depois, paramos no Centro de Rendeiras de Aquiraz, onde ficamos por cerca de 45 minutos. Lá tem uma feirinha de artesanato e diversas rendeiras fazendo renda de Bilro.

Feira de artesanato do Centro de Rendeiras de Aquiraz
Rendeiras fazendo renda de Bilro para entrar para o livro dos recordes

Seguimos para a praia de Águas Belas, onde ficamos no restaurante Delícia das Jangadas, cujos funcionários fazem uma recepção bem calorosa com uma música tradicional da região. Lá contratamos o passeio de bugre e com ele fizemos um passeio bem legal que começou atravessando o rio Malcozinhado de balsa.

Balsa de Águas Belas
Rio Malcozinhado e suas águas transparentes
Pausa para relax no Rio Malcozinhado

Percorremos 8km de bugre margeando o mar até chegarmos a uma lagoa de água do mar na praia de Barra Nova, onde paramos para um banho.

Banho na lagoa de águas salgadas em Barra Nova

Seguimos de bugre até o topo de um morro que funciona de mirante para as praias e de onde podemos ver por onde passamos.

Mirante em Barra Nova
Vista do mirante da Barra Nova

Nossa última parada antes de retornarmos para o restaurante foi no povoado de Barra Velha para provar sorvetes diversos, como o de Murici, frutinha típica da região. O mais divertido foi o banho de chuveiro bombeado.

Degustando os sorvetes típicos da região

A fruta Murici
Chuveiro bombeado em Barra Velha

Após o passeio de bugre, tivemos mais aproximadamente duas horas e meia para almoçar e curtir a praia no restaurante Delícia das Jangadas. O almoço é muito bem servido e bem gostoso!

Almoçando um prato caprichado de carne de sol
Cocada na quenga do coco
Praia em Águas Belas
Relaxando na barraca de praia do restaurante Delícias das Jangadas

Antes de voltarmos para Fortaleza, fizemos uma parada rápida no Engenho de Cana-de-Açúcar O Bari para observar a produção de rapadura.

Fabricação da rapadura
Fabricação da rapadura
Fabricação da rapadura
Rapadura pronta

Como vocês puderam ver, o litoral cearense é repleto de belezas naturais e, mesmo com o pouco tempo que tivemos, conseguimos aproveitar bastante!

Até a próxima!

LEIA MAIS:

Revisitando a capital cearense: Fortaleza!

Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada em um só dia

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s