Olá, pessoal!
Como vocês viram no post anterior, dei uma passada rápida, porém proveitosa, pelo Estado do Tocantins para conhecer o Jalapão. Mesmo assim, consegui reservar um diazinho para conhecer a capital, Palmas, que tem apenas 30 anos de idade!
A região, que hoje é o Estado do Tocantins, foi separada do Estado de Goiás em 20/05/1989 e teve como um dos principais responsáveis por isso o político Siqueira Campos, ainda vivo. Ah! E como eu sei disso? Não, não foi no Google, vocês saberão já já como! A cidade de Palmas, assim como Brasília, foi planejada e sua parte central se divide em Plano Diretor Norte e Plano Diretor Sul e os endereços são de acordo com as quadras, exemplo 103 Sul.
Como eu cheguei em Palmas poucas horas antes de ir para o Jalapão, deixei para conhecer a cidade após retornar da expedição. Na noite do dia em que chegamos do Jalapão, fomos com parte do grupo comer e tomar um chopp em um espaço de food trucks que está bem badaladinho na cidade, o Soho.

No dia seguinte, já que o meu voo era só no final do dia, dei uma voltinha pela cidade. Na verdade, por causa do calor, não foi uma volta muito grande. Fui com a Bruna (amiga mineira que fiz na expedição do Jalapão) caminhando até a Praça dos Girassóis, que é o centro geográfico da cidade, dividindo ela em Norte e Sul, tanto é que tem uma rosa dos ventos no meio da praça para mostrar que ali também é o centro geodésico do país! Fica bem perto do hotel em que eu estava hospedada, o Hotel 103 Hotel & Flats, e é a maior praça da América Latina (e a 2ª do mundo, perdendo apenas para uma praça de Jacarta na Indonésia).

Nessa praça estão as Secretarias de Estado e as sedes dos três poderes, com destaque para a do poder Executivo, o Palácio do Araguaia, uma construção imponente no meio da praça. na minha opinião, merecia ter a troca da guarda ali em frente, estilo Palácio de Buckingham!

Um “oásis” no meio da praça com o palácio ao fundoSeu interior é belíssimo também, com destaque para os painéis e os mosaicos. Lá dentro tem ainda a maquete da Praça. É possível fazer visitas guiadas pelo Palácio, mas meu tempo era curto e não fiz.



O Memorial Coluna Prestes, é uma das atrações culturais da praça. É um museu projetado por Oscar Niemeyer onde estava tendo uma exposição gratuita sobre Siqueira Campos e a criação do Estado do Tocantins, com a Constituição Federal de 1988. Agora vocês já sabem a fonte das minhas informações iniciais sobre Palmas!



Outro atrativo da praça é o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, uma homenagem aos que lutaram contra o poder das oligarquias da República Velha em 1922.

O calor foi tanto que fugimos para a praia! Isso mesmo! Palmas não tem mar, mas tem várias praias de rio. Escolhemos a Praia do Cajú. Fomos de Uber e levamos cerca de 20 minutos, desde o Hotel, com direito a 2km de estrada de chão, para relembrar o Jalapão! Lá têm vários restaurantes com mesas bem pertinho da água. Escolhemos um aleatoriamente e sentamos para curtir a tarde com uma cervejinha e uma peixada frita de Tucunaré. O banho estava uma delícia!





A ideia era curtir o pôr do sol na Ilha Canela, já que tinha certeza que meu voo era às 21h. Até que, milagrosamente, às 16:10, resolvi fazer o check in no celular enquanto esperava o Uber (eles não gostam de pegar passageiro na praia para não molhar e sujar o carro, por isso vários cancelaram) na Praia do Cajú, e vi que meu voo era às 18:30. Então, tive que mudar os planos e pedi para o motorista nos levar até o hotel, de lá as meninas seguiram para a Ilha, e eu peguei minha mala, me troquei rapidinho e segui para o Aeroporto de Palmas com o mesmo motorista que ficou me esperando. Ainda bem que deu tudo certo! Mas, se tivesse ido para a Ilha, teria perdido o voo com certeza! Foi o anjo da guarda dos viajantes em ação! ahahah
Bom! Foram quatro dias maravilhosos em uma viagem que superou minhas expectativas! Definitivamente, eu mega recomendo o Jalapão!!
Até a próxima!
LEIA MAIS:
Maravilha de cidade, incriveis praias , grandes passeios, valeu hein!!!
CurtirCurtir
Beleza com certeza será um l9cal a ser visitado por mim em breve!
CurtirCurtir
Muito bem!
CurtirCurtir