Conexão com gostinho de “Quero Mais”: Breslávia (Wroclaw) na Polônia

Postal Breslávia frente Postal Breslávia verso

Oi, galera! Neste post vou escrever sobre uma conexão de 7 horas que fizemos em Breslávia (Wroclaw) no caminho entre Cracóvia e Praga. Não tinha ônibus direto para Praga, por isso resolvemos fazer essa conexão lá e aproveitar para conhecer um pouco da cidade. Para poder fazer um passeio pela cidade, deixamos as malas na estação de trem(1), pois a estação de ônibus da Polski bus(2) fechava às 22:00 e nosso ônibus só saía às 00:40. Pegamos um mapa e fomos passear pela Cidade Velha, que é muito linda! Como tínhamos poucas horas, fomos para os pontos principais: Prédio da Prefeitura (3), Praça Central-Rynek(4), cheia de restaurantes, bares e lojas de souvenir, Universidade(5), Catedral(6) (vista de longe a partir da ponte).

Prédio da Prefeitura
Prédio da Prefeitura
Bares e restaurantes na praça central (Rynek)
Bares e restaurantes na praça central (Rynek)
Carina, Mauro e eu na praça central (Rynek)
Carina, Mauro e eu na praça central (Rynek)
Universidade de Wroclaw
Universidade de Wroclaw
Catedral vista de longe
Catedral vista de longe

Descobrimos que têm várias esculturas de gnomos espalhadas pela cidade, uma das principais atrações locais, por isso fomos atrás de algumas. É preciso prestar bastante atenção, pois eles estão colocados em alguns lugares bem inusitados, como no alto de postes, por exemplo. Esses gnomos têm uma ligação com a política, mas especificamente com o comunismo, pois, durante a ocupação comunista, as pessoas pintavam gnomos em espaços públicos como forma de protesto. Atualmente são centenas de gnomos espalhados pela cidade, um ótimo passatempo para aqueles que tem tempo de sobra. Em alguns locais é possível conseguir mapas indicando a localização de alguns deles, facilitando a busca!

Gnomos e bola
Gnomos e bola
Gnomo no poste
Gnomo no poste

Em meio a busca por gnomos chegamos à rua Jatki(7) que ainda mantém o aspecto medieval, já que a rua é do século XIII, apesar de possuir algumas construções mais recentes. Originalmente a rua era um local de concentração de animais abatidos expostos em barracas de madeira e hoje abriga studios de artistas e lojas de souvenir. Ela é famosa hoje pelas esculturas em ferro de animas, o “memorial aos animais abatidos”, uma das atrações mais fotografadas da cidade.

Os animais da rua St. Jatki
Os animais da rua Jatki

Paramos para jantar em um restaurante bem típico e bem simples, tipo um Milk Bar (cantina polonesa). Demos mais uma volta e voltamos para estação de trem, pegamos as malas e fomos pegar o nosso Polski bus (£14,36) para Praga. Deu muita vontade de ficar mais, quem sabe eu não volte!

mapa Breslávia

Sites úteis:

http://www.wroclaw.pl/en/

http://www.local-life.com/wroclaw

http://www.polskibus.com/en/index.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s