Olá, pessoal!
Decidi passar um dia em Berna, capital da Suíça. Os trens saem de Zurique para Berna de meia em meia hora e a viagem dura apenas uma hora. Porém, não é nada barato! A viagem de ida e volta saiu por 98 francos suíços (ZHF), cerca de R$300,00.
Berna é a sede do Governo suíço e é onde ficam as Casas do Parlamento. Seu centro histórico (Altsdadt), rodeado pelo rio Aare, foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ele foi restaurado e ainda preserva as características medievais, como as ruas estreitas e as torres. Diversas fontes de água potável estão espalhadas por essas ruas, cada uma mais bonita que a outra (vale carregar uma garrafinha para ir abastecendo com a água das fontes). As construções eram originalmente em madeira, mas, após o incêndio de 1405, o material empregado nas novas edificações passou a ser o arenito.

Chegando à estação de trem de Berna, fui direto para o terminal de informações turística, onde peguei o mapa e informações sobre os locais mais interessantes para visitar.

Saí caminhando pela Marktgasse, rua principal , com várias lojas que são recuadas no térreo, com umas arcadas, de modo que fica um passeio coberto, ideal para os dias de chuva. Depois da Torre do Relógio essa rua vira Kramgasse, e, mais adiante, passa a ser chamada de Gerechitgkeits-gasse.

Ao longo dessas ruas estão algumas fontes de água potável com estátuas bem bonitas, como a Zähringerbrunnen e a Gerechtigkeitsbrunnen.


Por essas vias você ainda encontra a Torre da Prisão (Käfigturm), que, no século XIII, serviu como torre de defesa e, posteriormente, por volta do século XV, foi transformada em prisão, hoje abriga exposições e eventos políticos. Bem próximo está a Torre do Relógio (Zeitglockenturm) que, além da beleza do seu relógio astronômico, oferece o espetáculo dos bonequinhos (o “cuco”)!


Na Kramgasse fica o Museu Albert Einstein, na casa onde ele morou. A entrada custa ZHF 6 (cerca de R$18,00). É legalzinho, mas nada imperdível!


Para se obter uma bela vista do centro de Berna, vale a pena encarar a ladeira que leva a um belíssimo parque público, o Jardim de Rosas (Rosengarten).


Às margens do rio Aare, próximo à ponte Nydeggbrücke, fica o BärenPark (Parque dos Ursos), onde é possível observar fofíssimos ursinhos marrons sem pagar nada. Os ursos são o símbolo da cidade.


Caminhando pelo cento histórico, não tem como não se admirar com a grandiosidade e a beleza da Catedral. Infelizmente, sua torre principal estava em reforma, mas isso não tirou sua beleza. Os detalhes da porta principal são impressionantes!



Outra construção de destaque é a sede do Parlamento, um prédio imponente com uma belíssima cúpula, com um amplo espaço aberto em sua frente com jatos de água que fazem um espetáculo de dança. Em uma das laterais tem uma pracinha com dois tabuleiros de xadrez marcados no chão, onde as pessoas podem jogar com pecas gigantes.



O meu dia foi bem agradável, mas, como era feriado, tudo na cidade estava fechado. Só na estação tinham lojas, supermercados e restaurantes abertos. A viagem de volta já não foi tão confortável quanto a de ida, pois o trem estava lotado e acabei viajando sentada no chão! Mas faz parte da aventura!
Até a próxima!
SITES ÚTEIS: