Passando um dia em Berna – Suíça

postal-berna-frente postal-berna-verso

Olá, pessoal!

Decidi passar um dia em Berna, capital da Suíça. Os trens saem de Zurique para Berna de meia em meia hora e a viagem dura apenas uma hora. Porém, não é nada barato! A viagem de ida e volta saiu por 98 francos suíços (ZHF), cerca de R$300,00.

Berna é a sede do Governo suíço e é onde ficam as Casas do Parlamento. Seu centro histórico (Altsdadt), rodeado pelo rio Aare,  foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ele foi restaurado e ainda preserva as características medievais, como as ruas estreitas e as torres. Diversas fontes de água potável estão espalhadas por essas ruas, cada uma mais bonita que a outra (vale carregar uma garrafinha para ir abastecendo com a água das fontes). As construções eram originalmente em madeira, mas, após o incêndio de 1405, o material empregado nas novas edificações passou a ser o arenito.

Rio Aar
Rio Aare

Chegando à estação de trem de Berna, fui direto para o terminal de informações turística, onde peguei o mapa e informações sobre os locais mais interessantes para visitar.

Estação de trem de Berna
Estação de trem de Berna

Saí caminhando pela Marktgasse, rua principal , com várias lojas que são recuadas no térreo, com umas arcadas, de modo que fica um passeio coberto, ideal para os dias de chuva. Depois da Torre do Relógio essa rua vira Kramgasse, e, mais adiante, passa a ser chamada de Gerechitgkeits-gasse.

Marktgasse
Marktgasse

Ao longo dessas ruas estão algumas fontes de água potável com estátuas bem bonitas, como a Zähringerbrunnen e a Gerechtigkeitsbrunnen.

Fonte Zähringerbrunnen
Fonte Zähringerbrunnen
Fonte Gerechtigkeitsbrunnen
Fonte Gerechtigkeitsbrunnen

Por essas vias você ainda encontra a Torre da Prisão (Käfigturm), que, no século XIII, serviu como torre de defesa e, posteriormente, por volta do século XV, foi transformada em prisão, hoje abriga exposições e eventos políticos. Bem próximo está a Torre do Relógio (Zeitglockenturm) que, além da beleza do seu relógio astronômico, oferece o espetáculo dos bonequinhos (o “cuco”)!

Torre da prisão
Torre da prisão
"Tram " passando pela Torre da Prisão
“Tram ” passando pela Torre da Prisão

Na Kramgasse fica o Museu Albert Einstein, na casa onde ele morou. A entrada custa ZHF 6 (cerca de R$18,00). É legalzinho, mas nada imperdível!

Museu Albert Einstein
Museu Albert Einstein
Sala de estar de Albert Einstein
Sala de estar de Albert Einstein

Para se obter uma bela vista do centro de Berna, vale a pena encarar a ladeira que leva a um belíssimo parque público, o Jardim de Rosas (Rosengarten).

Jardim de Rosas
Jardim de Rosas
10-berna-vista-do-alto-do-jardim-de-rosas
Berna vista do alto do Jardim de Rosas

Às margens do rio Aare, próximo à ponte Nydeggbrücke, fica o BärenPark (Parque dos Ursos), onde é possível observar fofíssimos ursinhos marrons sem pagar nada. Os ursos são o símbolo da cidade.

Ursos nas margens do rio Aar
Ursos no Bären Park
Ponte Nydeggbrücke
Ponte Nydeggbrücke

Caminhando pelo cento histórico, não tem como não se admirar com a grandiosidade e a beleza da Catedral. Infelizmente, sua torre principal estava em reforma, mas isso não tirou sua beleza. Os detalhes da porta principal são impressionantes!

Catedral
Catedral
Porta da Catedral
Porta da Catedral
Lateral da Catedral
Lateral da Catedral

Outra construção de destaque é a sede do Parlamento, um prédio imponente com uma belíssima cúpula, com um amplo espaço aberto em sua frente com jatos de água que fazem um espetáculo de dança. Em uma das laterais tem uma pracinha com dois tabuleiros de xadrez marcados no chão, onde as pessoas podem jogar com pecas gigantes.

Fachada do Parlamento
Fachada do Parlamento
Parte posterior do Parlamento
Parte posterior do Parlamento
 Jogo de xadrez
Jogo de xadrez

O meu dia foi bem agradável, mas, como era feriado, tudo na cidade estava fechado. Só na estação tinham lojas, supermercados e restaurantes abertos. A viagem de volta já não foi tão confortável quanto a de ida, pois o trem estava lotado e acabei viajando sentada no chão! Mas faz parte da aventura!

Até a próxima!

SITES ÚTEIS:

https://www.myswitzerland.com/pt/berna.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s