Bate e volta para a cidade medieval de Segóvia – Espanha

postal-segovia-frente postal-segovia-verso

Olá, pessoal!

Continuando os relatos da minha viagem à Espanha na primavera de 2014, chegou a vez de Segóvia, cidade medieval que fica a menos de uma hora de carro de Madrid por uma maravilhosa rodovia. Em 1985 ela foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. É possível ainda ir de trem (cerca de meia hora) ou de ônibus (uma hora). Fui de carro com a minha amiga Elizabeth (Chiquita) e seu namorado, Pablo, para passar a tarde lá.

No caminho, paramos em El Espinar, povoado onde Chiquita foi criada e onde vivem seus pais. Almoçamos com a mãe dela no restaurante de sua prima, La Típica, onde comemos uma paella mista maravilhosa, sendo que de entrada ainda tivemos croquetes, salada de atum e salada verde. Como sobremesa comemos torrijas, sobremesa típica da semana santa, que se assemelham às nossas rabanadas, mas com um recheio de leite.

Almoço no La tipica em Espinar - Espanha
Almoço no La tipica em Espinar – Espanha

Para fazer a digestão, demos uma volta pelo povoado que tem uma igreja muito bonita.

Fachada Igreja em El Espinar
Fachada da igreja de El Espinar

Partimos para Segóvia, a cerca de 30 minutos de El Espinar. Os carros não entram no centrinho histórico, que fica em um pico rochoso, mas dá para parar o carro perto. Saímos caminhando pelas ruazinhas, a maioria exclusiva para pedestre, as quais estavam lotadas pelo feriado, já que era sexta-feira santa! Apesar de a Chiquita conhecer bem a cidade, fiz questão de ir ao Terminal Turístico para pegar meu mapinha e algumas dicas. Resolvemos focar nas principais atrações:

  • Aqueduto Romano – uma impressionante obra de engenharia, considerando que ele foi construído no Império Romano, por volta do século I d.C e funcionou por mais de 18 séculos! Ele conduzia a água das montanhas até a cidade, passando por um sistema de filtragem. Ela ainda está bastante preservada e é um dos pontos mais fotografados de Segóvia.
Aqueduto
Aqueduto
Aqueduto contornando o centro histórico
Aqueduto contornando o centro histórico
  • Catedral – seu nome completo é Catedral de Nuestra Señora de la Asunción y San Frutos, mas é conhecida como a Dama das Catedrais, por sua elegância e grandiosidade! Essa catedral gótica foi construída no século XVI e fica na Plaza Mayor. Ela é linda por fora e por dentro, por isso a visita é imperdível. Dei sorte, pois em feriados a entrada era gratuita. Por ser sexta-feira santa, várias procissões estavam ocorrendo pelas ruas do centro histórico.
Catedral de Segóvia
Catedral de Segóvia
Catedral Segovia interior
Catedral Segovia interior
Procissão da sexta-feira Santa
Procissão da sexta-feira Santa
  • Alcazar Realum castelo maravilhoso que, antigamente, tinha um fosso e uma ponte levadiça na entrada. Essa fortaleza medieval foi residência de diversos monarcas e também foi utilizada como prisão do Estado. No século XX, foi criado lá o Museu do Alcazar de Segóvia, aberto a visitação, de modo a preservar e a permitir que as pessoas possam desfrutar do Alcazar, com sua tripla função: Palácio Real, Recinto Militar e Real Colégio de Artilharia. A visitação (não é gratuita) vai de 10:00 às 18:30, ficando aberta por mais uma hora no verão. Infelizmente, chegamos após o horário de visitação e tive que me contentar em tirar fotos externas apenas. Mas, mesmo assim, valeu, pois ele é lindo!
Entrada Alcazar
Entrada Alcazar
Alcazar-de-baixo
Alcazar Real visto de baixo
Segóvia vista do alto do Alcazar
Segóvia vista do alto do Alcazar

Vale muito a pena reservar um dia para conhecer Segóvia, mas recomendo ir logo pela manhã para poder aproveitar as atrações turísticas.

Até a próxima!

SITE ÚTIL:

http://www.turismodesegovia.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s