Olá, pessoal!
Em março de 2017 estive em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, por duas semanas. Conheci tantos lugares legais que precisarei de vários posts para relatar minhas experiências. Já foram publicados dois, o primeiro com as informações gerais sobre minha viagem a Abu Dhabi e, um segundo sobre o safári que fiz pelo deserto.
Aqui irei tratar de umas das construções mais grandiosas que já visitei: a Grande Mesquita Sheik Zayed. Ela ficou pronta em 2007, porém o Sheik Zayed acabou não podendo ver sua grande obra concluída, pois faleceu em 2004. Ele foi o fundador dos Emirados Árabes e foi enterrado no pátio externo da mesquita. Ela, que é uma das maiores mesquitas do mundo, fica na ilha de Abu Dhabi e tem capacidade para até 55 mil pessoas (segundo o guia). A entrada é gratuita, mas com acessos separados para homens e mulheres.

Assim como as demais mesquitas, locais de orações dos muçulmanos, tem que se respeitar as regras de vestimenta, principalmente as mulheres, pois os homens não podem perder o foco e a concentração durante a reza. Por isso, elas têm que cobrir a cabeça com um véu, os ombros, os joelhos, não usar roupas justas e nem transparentes. Se, na entrada, eles considerarem que uma mulher está com roupas inadequadas, ela será encaminhada a um lugar onde terá que vestir uma Abaya (vestimenta típica) para poder entrar.

A mesquita está aberta à visitação (turismo) todos os dias, das 9:00 às 22:00, porém, às sextas o horário é reduzido (das 16:30 às 22:00), pois é o dia de oração dos muçulmanos. Durante o Ramadan, o horário muda, por isso é sempre bom checar no site os horários. Eles oferecem passeios guiados gratuitos em determinados horários com duração de cerca de 40 minutos e vale muito a pena para quem fala inglês, pois o guia fala tanto sobre a construção, como sobre a religião muçulmana. Foram essas informações que embasaram a minha descrição neste post.
O pátio aberto da entrada tem capacidade para 31mil pessoas. Levou 1 ano para construir o piso que é feito em mármore branco (vem da Itália), o qual não absorve calor. Os desenhos são feitos em pedras de diferentes cantos do mundo. Minaretes eram tradicionalmente usados para chamar o povo pra rezar, mas os da Grande Mesquita são usados como mirante. São quatro no total, feitos em mármore branco e com 160m de altura.








Foi uma experiência bastante gratificante, pois, além de conhecer esse espetáculo de construção, aprendi bastante sobre essa religião tão interessante.
LEIA MAIS:
Duas semanas na capital dos Emirados Árabes Unidos – Abu Dhabi
[…] Explorando a Grande Mesquita Sheik Zayed – Abu Dhabi […]
CurtirCurtir
[…] Explorando a Grande Mesquita Sheik Zayed – Abu Dhabi […]
CurtirCurtir
[…] Explorando a Grande Mesquita Sheik Zayed – Abu Dhabi […]
CurtirCurtir
Olá Rafa, tudo bem?
Quantas horas são necessárias para visitar a mesquita? (teremos apenas 1 dia em Abu Dhabi e também queremos ir no Parque da Ferrari…)
CurtirCurtir
Oi! Tudo joia e você? Em menos de duas horas você consegue ver tudo na mesquita. Já o parque é mais demorado. Mas dá pra fazer tudo em um dia. Eu começaria pela Mesquita.
CurtirCurtir