Dubai com suas exuberantes construções e suas praias!

Olá, pessoal!
Em minha viagem a Abu Dhabi, não poderia deixar de dar uma passadinha em Dubai, o emirado mais populoso dos 7 Emirados Árabes Unidos. Os outros seis são: Abu Dhabi (capital), Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.
Apesar de a minha passagem por Dubai ter sido bem rápida, apenas 3 dias, visitei vários lugares e um post não é suficiente para relatar minhas experiências. Começarei com este, onde apresentarei os locais que visitei na parte nova e moderna de Dubai, não somente as exuberantes construções, mas também as praias. No seguinte, vocês poderão conhecer um pouco do Centro Histórico do emirado, mais especificamente a região de Al Ghubaiba, conhecida pelos mercados antigos, os Souqs. Os shopping centers de Dubai são tão impressionantes, que dediquei um post só para eles. Por fim, passarei algumas dicas interessantes sobre visto, transporte, hospedagem, alimentação e diversão no emirado.
Cheguei aos Emirados Árabes, com a Turkish airlines, pelo Aeroporto de Dubai, onde fui recebida por minha amiga Milene, que me levou para a sua casa.
Café da manhã em Dubai com Milene
 Na manhã seguinte, deixei minhas malas no hotel onde ela trabalha, na região de comércio e negócios de Dubai, nas proximidades do Dubai World Trade Center.
Centro de comércio e negócios de Dubai
De lá, fui para o Dubai Mall, já que, no final da tarde, eu já ia para Abu Dhabi e também ainda estava me adaptando ao fuso. Por isso, não saí batendo perna pelo emirado. Falarei mais sobre o Dubai Mall e o Mall of the Emirates em outro post.
Alguns dias depois, retornei a Dubai com a minha parceira de viagem, Fabiana, que tem o mesmo pique que eu, e, em dois dias conhecemos lugares maravilhosos! Ficamos hospedadas no Grandeur Hotel da região de Al Barsha, próximo ao Mall of The Emirates.
Seguem alguns lugares que visitamos na parte nova de Dubai, mais especificamente, por Jumeirah e Dubai Marina:
  • Palm Jumeirah – é uma impressionante obra de engenharia que consiste em uma série de arquipélagos artificiais no Golfo Pérsico que, em conjunto, apresentam a forma de uma palmeira (vista do alto). O “tronco” dessa palmeira é uma avenida central, que divide as “folhas” em dois blocos simétricos, onde foram construídos diversos empreendimentos residenciais, além de hotéis.

Seguindo por essa avenida, chega-se a um túnel que passa por baixo do mar, chegando-se à Crescent Road, avenida beira-mar repleta de Resorts, com destaque para o Hotel Atlantis The Palm, que oferece diversas opções de entretenimento, tais como restaurantes, uma balada (N’Dulge Club), uma baía de golfinhos, um ponto de observação de leões marinhos, o Parque Aquático Aquaventure, dentre outros. Tem uma estação de tram (metro de superfície) que chega ao lado do Atlantis (Palm Atlantis Monorail Station). Não entramos no hotel, ficamos admirando ele do calçadão!

Hotel Atlantis The Palm Dubai

Um belíssimo calçadão acompanha a Crescent road, principalmente na parte direita, já que a esquerda ainda estava em obras. Ao longo do calçadão, vários  trailers de comida bem estilosos oferecem um cardápio variado de lanches e de bebidas, sendo uma ótima opção de lazer para os dias de sol (mas não os muito quentes). A caminhada é super agradável, existindo ainda a opção de pedalar com as bicicletas de aluguel (mais detalhes no post sobre os transportes em Dubai), cujas estações estão espalhadas pela orla. Dá pra parar o carro sem pagar estacionamento.

Calçadão de Palm Jumeirah
Caminhada pelo calçadão de Palm Jumeirah
  • JBR Praia – a praia pública do JBR (Jumeirah Beach Residence), que fica na região de Dubai Marina, é uma das poucas áreas do litoral de Dubai em que qualquer pessoa pode curtir uma prainha gratuitamente, já que os beach clubs e os resorts (praias privadas pagas) são mais numerosos. Mas a praia do JBR não deixa nada a desejar, pelo contrário, além do belíssimo mar de águas claras e areia branca, tem uma infraestrutura fantástica!
Praia JBR em Dubai
Praia JBR Dubai com prédios ao fundo

Vocês devem estar pensando: “biquíni em uma praia pública de um emirado árabe?! Pode?!”. Pois é, quem leu o post de Abu Dhabi, pode achar estranho, pois lá as praias públicas não são liberais. Mas em Dubai, a pouco mais de uma hora de Abu Dhabi, é diferente. É um lugar muito mais globalizado, com turistas do mundo todo, principalmente na região do JBR, por isso, podem relaxar e colocar seu biquíni para curtir a praia. Mas também não precisa sair andando pelo calçadão em seus trajes de banho!

O fato de ser pública não é sinônimo de pechincha! Uma dia de praia pode sair bem caro. Se você quiser relaxar no conforto das espreguiçadeiras, é só desembolsar míseros AED110 (uma) ou AED195 (duas), o aluguel inclui uma toalha, mas, se precisar de outra, mais AED20. Considerando que a cotação da moeda local, AED, é praticamente igual ao Real brasileiro, o aluguel é mais de dez vezes o valor que normalmente pagamos no Brasil (pelo em Maceió!). Se busca mais conforto ainda, pode luxar nas cabanas, que custam AED310 e acompanham 4 toalhas. Assim, para aqueles que, como eu, preferem investir seu rico dinheirinho em outras coisas, sugiro levar estirar sua canga ou toalha na areia e curtir. Tinham muitos fazendo a mesma coisa!

Praia JBR em Dubai e suas cabanas chiques

Se sobrar um dinheirinho, pode curtir um passeio de camelo.

Camelos para passeio na praia em Dubai

Ah! Se pretende sair limpinho da praia, separa mais AED5 (2minutos de banho) para a ducha nos maravilhosos banheiros gratuitos (apenas a ducha é paga). Basta ir até o box de apoio da praia, que controla o aluguel das cadeiras e cabanas, pagar e pegar a ficha. Tivemos problemas no uso, pois a explicação escrita não é muito boa e as moças da limpeza não sabiam ajudar, por isso acabamos gastando a ficha sem conseguir usar o chuveiro. Mas, fizemos a reclamação no box e uma moça foi nos ajudar e nos deu outra ficha. Portanto, sugiro pedir explicação antes de usar!

Banheiro público na praia de JBR em Dubai

Outra facilidade da praia que achei o máximo foi a máquina com os jatos de protetor solar (15 ou 30FPS) por AED10.

Máquina de protetor solar na praia em Dubai
  • JBR Walk – o calçadão da orla da praia de JBR é muito legal! A pista de corrida tem piso emborrachado e é rodeada por restaurantes e lanchonetes e possui uma feirinha de souvenirs e produtos diversos (bem caros para variar!). Também tem o letreiro de Dubai, parada obrigatória para fotos!
Orla da praia JBR (JBR walk) em Dubai
Feirinha da orla da praia de JBR em Dubai
Letreiro de Dubai

Andando pelas ruas do JBR encontramos diversas lojas chiquérrimas, restaurantes, cafés, como um shopping de luxo a céu aberto. Em meio a esses lugares, encontramos uma escadaria com uma linda obra de arte do artista (muralista) brasileiro Eduardo Kobra! O metrô não chega até lá, mas tem o tram (Estação Jumeirah Beach Residence), porém será preciso caminhar um pouco.

Pintura de Kobra em JBR Dubai Marina
  • Burj Al Arab – é nada mais e nada menos que o hotel mais luxuoso do mundo! Não quis nem perguntar o valor da diária, pois, ao procurar saber quanto custava o brunch (pequeno almoço de 10:00 às 15:00) no restaurante Al Mahara, que fica a 200m acima no nível do mar, já tomei um susto: a partir de AED675 (cerca de R$600,00!), incluindo refrigerantes e UMA taça de champagne. Acredito que o preço não seja apenas pelos maravilhosos quitutes servidos (ouvi dizer que é um verdadeiro banquete!), mas, principalmente, pela maravilhosa vista que se tem da Palm Jumeirah! Não foi dessa vez! É possível tirar belíssimas fotografias com o hotel ao fundo de vários pontos da cidade e à noite ele fica com uma iluminação deslumbrante!
Burj Al Arab
Vista do Burj Al Arab a partir de Palm Jumeirah
  • Praia de Jumeirah – outra praia pública bastante frequentada, principalmente pela vista privilegiada do Burj Al Arab, porém, com uma infraestrutura bem inferior à da praia de JBR. O transporte público que chega mais próximo é o ônibus, mas confesso que nem tentei entender como ele funciona. Quem optar pelo carro tem que se lembrar de pagar o estacionamento no parquímetro!
Praia pública de Jumeirah com Burj Al Arab ao fundo
  • Mesquita Iraniana na tentativa de chegar à famosa mesquita de Dubai, a Jumeirah Mosque, o nosso GPS, com a sua vida própria, nos levou para essa mesquita que fica numa região com edificações mais simples. Mas a viagem não foi perdida, pois ela é linda e muito diferente das outras mesquitas que vimos. Em frente a ela tem o belíssimo Hospital Iraniano. Desistimos de tentar chegar à Jumeirah Mosque, pois já havíamos rodado muito e queríamos ir para a praia. Depois descobrimos que estávamos a apenas algumas poucas quadras do destino desejado.
Entrada da Mesquita Iraniana
Interior da Mesquita Iraniana
Hospital Iraniano

Bom! Esse foi um resumo das atrações que visitamos na parte nova de Dubai. Os relatos de outros pontos famosos dessa região, como o Mall of The Emirates, o Dubai Mall e o Burj Khalifa serão apresentados em outro post. Essa passagem por Dubai foi bem rápida e serviu para termos uma visão geral do emirado, nos deixando com gostinho de quero mais! Quem sabe, não retorno para uma visita mais aprofundada!

Até a próxima!

SITE ÚTIL:

https://www.visitdubai.com/pt

Shopping centers em Dubai, um espetáculo a parte!

Vale a pena conhecer a parte antiga de Dubai?

Dicas gerais para desbravar Dubai!

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s